Comida Congelada

Nós que moramos só, com a correria do dia-a-dia quase não temos tempo para cozinhar.  Algumas pessoas inclusive preferem almoçar fora de casa a ter que cozinhar apenas para si. Só de pensar em sujar louça, preparar a comida, já dá uma certa preguiça, além das sobras que acabam sendo inevitáveis… Diante destes problemas  apontados, o que fazer? Como se alimentar bem, ter praticidade e não ter desperdícios? Veja abaixo algumas dicas que preparei para você:

Vai uma dica: 

Sugiro que você se dedique um dia de sua folga, sabe aquele dia que você esta afim de ficar em casa ? então, aproveite esse dia e coloque feijão para cozinhar, carne moída e frango também são boas opções.

Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição . Deixe o alimento resfriar e depois coloque no freezer.

Sugestões!

Tipo Como Congelar Como Descongelar Prazo
Arroz Cozinhe, resfrie e embale em porções. Descongele em banho-maria ou no microondas. 3 meses
Caldos Prepare-os concentrados e guarde em forminhas de gelo.Depois de congelados e desenformados, embale em sacos plásticos. Descongele direto no fogo ou no microondas. 6 meses
Feijão, feijoada, lentilha e grão de bico Prepare da maneira habitual sem deixar os grãos amolecerem muito.Resfrie e embale. Descongele direto no fogo ou no microondas. Grãos: 3 meses;
Feijoada: 1 mês
Sopas Refogue a carne e os temperos.Em seguida acrescente os legumes.E, por último, o macarrão, deixando ferver apenas 3 minutos.Resfrie e embale. Descongele no refrigerador ou no microondas. 3 meses

Congelamento de massas como lasanha, canelone e rondelli

Monte a lasanha, o canelone ou o rondelli em um refratário forrado com papel filme. Substitua o amido de milho por farinha de trigo, no caso de usar molho branco, pois a consistência fica melhor com o descongelamento.

As massas podem ser congeladas cruas ou já assadas, no refratário em que foram montadas. Se preferir, após duas horas de freezer, retire do recipiente e embale em saco plástico, retirando o excesso de ar. Conserve-as congeladas por três meses.

Panquecas: congele os discos ou já prontas

As panquecas podem ser preparadas em grande quantidade e congeladas já recheadas, com molho ou só os discos. Sempre que você receber visitas inesperadas ou estiver sem tempo para cozinhar, terá uma refeição completa prontinha para saborear.

Quando congelar somente os discos, separe-os com filme plástico, para que não fiquem grudados.
As massas recheadas podem ser congeladas em potes plásticos ou mesmo no refratário em que foram montadas, coberto com papel filme.
O tempo de armazenamento para as panquecas é de três meses.

Congele purê de batatas

As batatas cozidas, inteiras ou em pedaços, não conservam a mesma textura após o congelamento. Já como purês, ficam perfeitas.
Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo.
Misture bem os ingredientes e esfrie o purê em recipiente com água gelada. Embale as porções em sacos ou potes plásticos com tampa e consuma em dois meses.

Assados: praticidade no preparo e congelamento

Sempre que for preparar carnes assadas, aproveite a temperatura do forno e asse vários pedaços de uma só vez.

Após o preparo, você pode congelá-las e consumir sempre que quiser, com toda praticidade. Deixe esfriar e embale o assado inteiro ou fatiado, em sacos ou potes plásticos com tampa.
O molho pode ficar junto ou em potes separados. Os assados poderão ficar congelados por dois ou três meses.

Alimentos que não devem ser congelados

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.

Descongelamento

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, sob embalagem adequada.

Anúncios

10 Respostas

  1. Muito legal o blog! Com dicas sempre muito úteis pra quem mora sozinho e passa por diversas dúvidas! Parabéns!

    Curtir

    1. Que ótimo que gostou. Muito Obrigada!

      Curtir

  2. Nossa… Que bacana. Não moro só, mas vivo na correria do dia a dia. Assim posso me programar para comer de forma mais saudável e ter até uns minutinhos livre a mais. Obrigada pela dica!

    Curtir

    1. Agradeço também pela visita. Abraço.

      Curtir

  3. Adorei a dica eu moro sozinha e não tenho tempo para cozinhar, tem comida na minha geladeira e nos armários, mas tenho preguiça de cozinhar e acabo nem me alimentando direito e parto para o BIG BI LANCHES, rsrrsrs!!

    Curtir

  4. Olá amiga, adorei o blog sabemos muito bem com é isso de morar sozinha né…rsrsr Agora então vou precisar dessas dicas vou sempre passar por aqui…. Você está de Parabéns!!!! bjos

    Curtir

    1. Obrigada! vale pena a visita, estarei atualizando com frequência. Bjo grande.

      Curtir

  5. É a boa, fazer um rango esperto, come com saúde e emprega o dinheirinho de maneira mais efeciente.

    Curtir

  6. Adorei as dicas, serão muito úteis!

    Curtir

  7. Na http://www.livup.com.br você encontra opções saudáveis e gostosas de comidas congeladas. Com o cupom #twitter10 você ganha 10% de desconto em comidas congeladas.

    Curtir

Comente Aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: