Dicas para quem vai viajar de avião

Olá Pessoal!! E aí, tudo bem com vocês?

Nessa época do ano, tem muita gente arrumando a mala para ir curtir as férias, não é mesmo? Viajar é muito bom, ainda mais quando é a lazer!!

Hoje, eu trouxe para vocês, dicas que foram adquiridas ao londo do tempo. Nós últimos 02 anos , eu viajava tanto.. quase todo mês.  Já passei por poucas e boas: Voo atrasado, cancelado , perdido! Ufa!

 

DSC04572

Então vamos lá para as dicas:

Dica 1 – Não faça o check-in pela internet.

???????????????????????????????

 

É isso mesmo pessoal! Fazer o check-in pela internet pra mim é furada.

Saiba por que:

Realizar o check-in e perder o voo – Se você não desistir da viagem terá que pagar o valor integral de outra passagem e na maioria das vezes bem mais caro por ser em cima da hora.

Não realizar o Check-in e perder o voo – Você pagará uma taxa para a próxima passagem. O valor da taxa certamente será bem menor que comprar outra passagem.

O check-in é o momento em que a companhia aérea identifica o passageiro, despacha as bagagens e emite o cartão de embarque.

Buenos Aires - Embarque Guarulhos (23)

 

Dica 2 – Chegue com a antecedência sempre. Verifique o horário solicitado pela companhia e acrescente mais uma hora.

Dica 3 – Não tenha vergonha de tirar dúvidas sobre o assunto.

Quando chegar ao aeroporto, dirija-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea, levando as malas e os documentos de identificação. Se houver mais de uma fila, peça ajuda aos funcionários que organizam o fluxo de passageiros.

IMPORTANTE: Guarde bem o cartão de embarque. Ele será pedido em alguns momentos e traz informações como os números do voo e do assento.

Dica 4 – Se é a primeira vez que viaja de avião, recomendo não ficar perambulando pelo aeroporto. Fique atento! Após realizar o check-in, dirija-se à sala de embarque.

Dica 5 – Para ir à área de embarque, na entrada, é obrigatório passar por um detector de metais e deixar a bagagem de mão em uma esteira ligada a um aparelho de raios X. Antes de passar pelo detector, deixe objetos metálicos nas bandejas que estarão disponíveis. Muitas vezes isso inclui cintos, moedas, chaves e sapatos metalizados, que serão devolvidos assim que passarem pelo dispositivo.

Dica 6 – Não confie no portão indicado no seu bilhete, ele muda com frequência. Fique atento aos chamados pelo alto-falante, pois o portão pode ser alterado. Confira também as informações no monitor que mostra o portão correspondente a cada voo, lembre-se que esse também muda, então fique atento.

Dica 7 – Dirija-se ao assento marcado no cartão de embarque e

preste atenção às explicações dos comissários de bordo sobre os procedimentos de segurança. Não é permitido fumar a bordo, inclusive nos banheiros, onde há detectores de fumaça. Celulares precisam ficar desligados.

DSC06551

Dica 8 – Não se desespere com turbulências (quando o avião balança devido ao movimento do ar). Isso não significa que o avião irá cair. A recomendação é apenas que os passageiros fiquem sentados e mantenham os cintos afivelados.

 ???????????????????????????????

Não gosto de aeronaves pequenas como essa da foto acima: Aeronave Turbo- Hélice! Já passei por algumas turbulências desagradáveis.

???????????????????????????????

Prefiro aeronaves maiores. Não gosto de sentar nas primeiras fileiras e nem na direção da asa do avião. Prefiro mais no fundo, um pouquinho após a asa. Tenho preferência em sentar perto da janela.

Dica 9 – Para as pessoas que sentem desconforto ou pressão nos ouvidos, principalmente na decolagem e no pouso, eu recomendo mascar chicletes ou simular bocejos ajuda a aliviar o incômodo.

Dica 10 – Em viagens muito longas, não fique sentando o tempo todo, melhor dar uma volta para ativar a circulação.

DSC04575

Dica 11 – É afixado na sua mala pela companhia um adesivo que contém o seu nome, verifique se você esta pegando a mala certa.

???????????????????????????????

O ideal é pôr na bagagem uma etiqueta com os seus dados. É comum também colocar adesivos ou fitas coloridas. Isso reduz as chances de que as malas sejam confundidas com outras parecidas na hora do desembarque.

Dica 12 – Evite voos na madrugada, no retorno do passeio.

DSC07586

A última vez que eu perdi o voo foi lá na Argentina. Era uma passagem para o Brasil.

A última noite geralmente você quer aproveitar bastante, o ideal é dormi primeiro e depois voltar para casa.

Buenos Aires - Restaurante Sottovoce (23)

 Dormi cansado para acordar na madruga é um grande risco de perder o voo.

Dica 13 – Ao escolher a roupa para viajar, leve em conta a temperatura do lugar de saída e do destino. Um vestuário de meia estação costuma ser a melhor pedida. Mesmo no verão, é bom levar um casaco, pois o ar condicionado dentro do avião pode estar forte.

 ???????????????????????????????

Eu gosto também de levar um lenço.

Dica 14 – Veja com antecedência a melhor maneira de chegar ao aeroporto. Em alguns casos, o táxi pode sair tão caro quanto a passagem.

Isso aconteceu comigo em BH. Eu tinha o costume de chegar ao aeroporto e pegar um taxi para o hotel. Dessa vez, eu levei um susto, o aeroporto de Confins é distante de tudo e a corrida de taxi ficou bem cara.  Lá no aeroporto tem um ônibus bastante confortável que é o mais indicado.

Dica 15 – Confira o que não pode ser levado na bagagem de mão. Entre as restrições, estão líquidos, objetos pontiagudos e inflamáveis (como isqueiros).

Caso você se esqueça disso, eles terão que ser deixados no aeroporto quando passar pelo aparelho de raios X.

Em Manaus, eu fiquei sem o meu alicate de unha, seria mais triste se fosse os meus refrigerantes BARÉ. (rsrs). Mas esses foram despachados na minha mala.

 Não foi por falta de informação, aconteceu porque eu esqueci dentro da minha bolsa tira colo.

???????????????????????????????

Dica 16 – Procure saber quantos quilos de bagagem é permitido levar. Em muitos casos, o limite é de um volume de 23 kg para voos nacionais e dois volumes de 32 kg para os internacionais, somado a um volume de mão de 5 kg. Mas isso varia de acordo com a companhia e o destino, por isso é sempre bom checar.

CIMG1641

Ah…. A Companhia área Gol tem um programa de milhagem legal, se você conseguir atingir o cartão ouro, tem direito a um excesso de bagagem de até 20 quilos.

Quando viajava com frequência, eu adorava porque a mala costuma voltar mais cheia na volta.

Importante: Para a bagagem que exceder o limite de peso, será necessário pagar uma tarifa estipulada pela companhia aérea.

Dica 17: Se o seu voo for cancelado, solicite almoço ou jantar à companhia aérea dependendo do horário do próximo voo. A companhia nem sempre oferece almoço e jantar. Você deverá pedir.

???????????????????????????????

Eu tive voos cancelados algumas vezes. A foto acima foi tirada em um viagem que eu fiz para Santarém e,  devido ao mal tempo tive que dormir mais uma noite  na cidade e fiquei hospedada em um hotel pago pela companhia aérea GOL. Confesso que o Hotel não era muito bom!

Para finalizar:

Ao desembarcar…

???????????????????????????????

Existem voos diretos, com escala ou com conexão. No primeiro caso, o avião só para na cidade de destino. Quando o voo é com escala, ele aterrissará em uma ou mais cidades, mas os passageiros devem permanecer dentro da aeronave o tempo todo. Nos voos com conexão, é preciso trocar de avião. Nesse caso, basta seguir as instruções de funcionários que estarão na saída orientando o que devem fazer os passageiros “em trânsito” para cada cidade.

Pessoal, é isso, espero que essas informações sejam úteis para vocês.

Um super beijo para todos!

Nai Brito.

Anúncios

Comente Aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: